APA de Guaraqueçaba

A Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba  é uma unidade de conservação de Uso Sustentável criada pelo Governo Federal em 1985.

Tem como objetivos proteger uma das últimas áreas representativas de Floresta Atlântica do Brasil, onde se encontram espécies raras e ameaçadas de extinção; proteger o complexo estuarino da Baía de Paranaguá; proteger os sítios arquelógicos (sambaquis) e as comunidades caiçaras integradas no ecossistema regional; bem como controlar o uso de agrotóxicos e demais substâncias químicas; estabelecer critérios racionais de uso e ocupação do solo na região e proteger o entorno da EsEC de Guaraqueçaba.

A APA abrange áreas de quatro municípios dentro de seu território, sendo eles: Guaraqueçaba,Paranaguá, Antonina e Campina Grande do Sul.

Na APA é permitido a existência de propriedades particulares em seu interior e a realização de atividades com finalidades econômicas, a Unidade de Conservação funciona como um instrumento de ordenação do uso do solo com objetivo de compatibilizar desenvolvimento e conservação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *